Como aproveitar ao máximo o seu intercâmbio

descarga

Algumas dicas para um melhor aproveitamento do seu intercâmbio:

Quando você investe tempo, dinheiro e organização para um curso de idiomas no exterior, com certeza você terá grandes expectativas sobre a experiência. A maioria das pessoas irá dizer que a experiência depende de você. Isto é provavelmente verdade, mas o que realmente irá fazer que o seu curso de idioma no exterior seja um sucesso ou não? Certamente, ninguém quer investir tempo, esforço e dinheiro para depois ir para casa e sentir que não aprendeu nada.
Nós queremos dar algumas dicas que te ajudarão a fazer o seu curso no exterior se tornar uma experiência gratificante:

1. Escolher o lugar ideal
Não há lugar perfeito, esqueça. Esqueça os sotaques. Não há nenhuma razão para se preocupar em conseguir um sotaque Britânico ou Americano, se um é melhor que o outro… No final, a coisa mais importante é aprender o idioma e não um sotaque específico. Não há algo bom ou ruim, em referência aos acentos. Alguns de vocês pretendem trabalhar e estudar em um país em particular, um lugar que você escolheu por qualquer motivo. Aqueles que querem aprender a língua terá que atender o seu instinto. Isso significa escolher um lugar que te fascina, um lugar onde você sente curiosidade, um lugar que você sempre quis ir. Toda essa paixão, curiosidade e motivação é a chave para o sucesso na aprendizagem de um idioma; você será uma pessoa mais aberta, você estará em conexão com as pessoas do país e esta é a melhor maneira de aprender a língua perfeitamente.
Deixe seu coração tomar a decisão e não um acento, também não deixei que alguém tome a decisão por você.

2. Viaje sozinho
Não se preocupe você irá fazer muitos amigos, mas a experiência diz que viajar com os amigos ou a família, ou mesmo com o seu parceiro faz com que o seu aprendizado de idiomas na seja tão eficiente. Já sabemos! … Você prometeu falar apenas na língua do país estrangeiro com as pessoas que façam a viagem com você, mas acredite isso não acontecerá. Sabemos que muitas pessoas não sabem viajar desacompanhadas, porém é uma grande experiência. Existem programas para famílias que facilitam essa primeira viagem ao exterior das crianças, especialmente para pais e filhos que viajam juntos. No entanto, viajar com amigos não é tão eficiente quanto uma imersão total.

3. Tenha a “mente aberta”
Mantenha a mente aberta. Você deve abrir-se a novas culturas, a maneiras diferentes de fazer as coisas. Apesar do fato de que o mundo parece seguir as mesmas tendências e praticar os mesmos costumes. Mas nós somos e continuaremos sendo diferentes. A parte das diferenças culturais, dentro de um mesmo país há diferentes costumes. Você deve estar preparado para os “choques” culturais, mas também para ver que as coisas não são as mesmas que em casa… Para melhor ou para pior. As pessoas podem ter diferentes hábitos, formas de expressão que podem parecer engraçados ou não. Você deve tomá-lo como uma experiência de aprendizagem e não tentar julgar se é certo ou errado, ou melhor ou pior em relação a seus hábitos.

4. Seja paciente
Não se aprende da noite para o dia. Aprender uma língua requer também uma parte de aprendizagem inconsciente. Não há um número específico de exercícios ou horas de aulas que você tem que fazer em um dia, mas é definitivamente uma experiência de 24 horas. No entanto, você precisa de certo número de semanas para ver o progresso, mas ele virá naturalmente, sem forçar o aprendizado e a memória. O que é aprendido naturalmente é mais facilmente retido na sua memória.

5. Seja sociável
Uma das chaves da aprendizagem é falar, falar, e falar. Faça amigos, saia com eles e divirta-se. A missão é ter mais amigos locais e internacionais. Evite falar no seu idioma. É normal que alguma vez você se sinta nostálgico e sinta falta do seu entorno…
Mas a nostalgia desaparecerá rapidamente se você conhecer outras pessoas. Sabemos que para muitos, não é fácil fazer amigos, por isso sugerimos que você participe das atividades da escola, escolha viver com uma família que tenha filhos da sua idade, se possível. A chave do êxito da aprendizagem do idioma está na interação com as pessoas.

6. Estabeleça a regra “somente um idioma”
É tentador quando você já é poliglota querer mudar a conversação ao teu idioma com um amigo ou colega de classe. Se você realmente é sério com o seu aprendizado, você não fará isso. Estabeleça essa regra com os seus amigos… Ponha uma penalização divertida ou irônica para os que inflijam a regra, como ter que pagar uma bebida ou ter que contar uma piada no idioma local. Seja criativo…

7. Aprenda dos seus erros
Todos cometemos erros… E todos podem aprender deles. Não fique nervoso se as pessoas te corrigirem isso é o que deve ser feito… Do contrário você nunca dará conta dos seus erros…
Os professores irão te corrigir, mas também os amigos poderão corrigir uns aos outros fora de aula, no entanto não converta isso em um concurso para a correção dos demais, seja educado e amável. Não se sinta envergonhado. A melhor maneira para aprender é errar.

8. Desafia-se
Falar um idioma com fluidez é mais que fazer um pedido em um restaurante ou fazer um check-in no hotel. Participe das conversações e discussões… Quando tenha um problema, trate de resolvê-lo somente no idioma local. Claro, se você necessita de ajuda, te ajudarão, mas não seja tímido, tente sozinho, isso aumentará a sua confiança e te dará uma grande experiência ao resolver problemas sozinhos.

9. Não volte para casa e esqueça de tudo
Obviamente todo curso de idiomas no estrangeiro tem o seu fim. Você retorna a casa e depois o que irá fazer? Nem precisamos dizer que você deve seguir praticando o idioma. Mantenha o contato com os amigos que você conheceu no estrangeiro, escreva e comente a eles que a chave é seguir praticando. Trate de organizar reencontros, claro que nem todo mundo poderá seguir viajando e neste caso reúna-se para praticar idiomas. Trate de conectar com os estrangeiros na sua cidade e ofereça para intercambiar o aprendizado. Como você sabe, há várias formas de manter contato com quem está longe.

10. Nunca deixe de viajar!

cropped-life-quotes-travel-is-the-only-thing-you-buy-that-makes-you-richer

Viajar é a única coisa que você compra e te faz mais rico!

Postado por: www.studyglobal.com.br